Um homem que tentou matar a ex-mulher a tiros em plena praia central de Balneário Camboriú foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão. O julgamento aconteceu na última quinta-feira (11), quando ele foi submetido ao Tribunal do Júri na cidade litorânea.
O crime
Era por volta de 20h do dia 24 de fevereiro de 2023, em plena temporada de verão, na faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú, quando o homem deu dois disparos de arma de fogo contra a ex-companheira, segundo a 8ª Promotoria de Justiça.
O casal mantinha um relacionamento que durou aproximadamente 22 anos e, pouco antes do crime, os dois estariam conversando para acertar os detalhes da separação. Por não se conformar com o término da relação, o homem surpreendeu a ex-mulher, sacando a arma de fogo e efetuando dois disparos contra ela.
A vítima teve ferimentos na cabeça, no tórax, no braço e na mão. Ela foi socorrida por populares que passavam pelo local, que acionaram o Corpo de Bombeiros. Havia um fluxo intenso de moradores e turistas. A mulher foi encaminhada ao hospital e sobreviveu ao ataque.
A condenação
O Conselho de Sentença acatou a tese do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para condenar o réu por tentativa de feminicídio qualificada por motivo fútil e recursos que dificultaram a defesa da vítima, na forma da violência doméstica e familiar. O Juízo manteve a prisão preventiva do réu e julgou incabível a substituição da pena por uma das modalidades menos gravosas, em virtude da existência de crime praticado com violência contra pessoa. O MPSC vai recorrer da decisão para aumentar a pena.