Uma ocorrência de abandono de incapaz e maus-tratos a animais mobilizou a Polícia Militar na tarde de sábado (27), no bairro Tapajós, em Indaial. Em uma residência na Rua Assunção, os policiais encontraram uma mulher cadeirante sozinha e diversos animais em condições precárias.
Segundo a PM, a guarnição foi acionada para verificar uma denúncia de maus-tratos. No local, havia vários cães confinados na garagem e, após tentativas de contato sem resposta, os policiais visualizaram uma mulher cadeirante no interior da casa. Diante da preocupação com a segurança dela, a equipe entrou no imóvel.
Dentro da residência, os policiais encontraram um ambiente considerado extremamente insalubre, com grande quantidade de fezes e urina espalhadas pelos cômodos, forte odor de decomposição e animais vivendo em condições precárias.
Ao todo, foram localizados 22 cães — sendo 17 adultos e cinco filhotes —, além de dois gatos. Também foram encontrados oito animais mortos, sendo sete cães e um gato, acondicionados em sacos de lixo e em avançado estado de decomposição.
A responsável pela residência, de 40 anos, informou que vinha prestando assistência ao pai, que está gravemente enfermo, e alegou que essa situação impossibilitou a limpeza da casa. Ela também afirmou que havia deixado a tia cadeirante, de 52 anos, sozinha apenas por algumas horas.
Durante o atendimento, a mulher foi mordida por um dos cães e recebeu atendimento do SAMU no local. A cadeirante também foi avaliada, mas não precisou ser levada ao hospital.
A Prefeitura foi acionada para recolher os animais mortos, enquanto equipes da Assistência Social e do setor municipal de Bem-Estar Animal acompanharam a ocorrência e adotaram as providências administrativas. Os animais vivos permaneceram sob responsabilidade de um depositário fiel.
A mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotados os procedimentos legais.






