Terça-feira, Junho 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSegurançaGolpe do "falso intermediário" em venda de moto faz vítimas em Blumenau

Golpe do “falso intermediário” em venda de moto faz vítimas em Blumenau

Um caso de golpe do “falso intermediário” aconteceu em Blumenau durante uma transação de compra e venda de uma moto. O fato aconteceu na Rua Alfredo de Oliveira, bairro Valparaíso, no final da tarde desta sexta-feira (7).

A polícia militar foi acionada ao tomar conhecimento do golpe aplicado, envolvendo compra e venda de uma motocicleta. Com a ação policial, a moto foi devolvida ao proprietário legítimo. As vítimas, que incluem comprador e vendedor, foram orientadas a respeito da situação. Não há informações sobre o paradeiro do estelionatário.

Esse tipo de golpe é recorrente, segundo a polícia militar, sendo muito comum em transações de compra e venda pela internet.

Como funciona o golpe

O criminoso consegue o telefone da vítima em sites de vendas online; Em alguns casos, ele até copia o anúncio feito pela vítima e cria um novo anúncio falso, entretanto, com o valor mais baixo. Em outros casos, até mantém o valor real, mas se apresenta como intermediário.

– O golpista diz que comprará o bem anunciado e que pagará uma dívida que possui com algum cliente, sócio, amigo ou irmão, e, portanto, pede silêncio no momento de apresentar o objeto para a segunda vítima. Em alguns casos, até chega a prometer algum lucro financeiro nesta negociação silenciosa;

– A vítima interessada em comprar também é orientada a se manter em silêncio e por isso ganhará um desconto;

– Com a armação pronta, o criminoso fornece contas de terceiro para receber o pagamento;

– Após recebido o valor, o criminoso combina para que as vítimas se encontrem e aí elas descobrem que caíram em um golpe.

Como prevenir esse tipo de golpe (orientações da polícia civil de SC):

– Mantenha sempre um diálogo aberto com o vendedor ou comprador;

– Faça questão de ver o bem pessoalmente;

– Busque outras formas de confirmar que realmente a pessoa que está vendendo é a mesma que está sendo feita a negociação;

– Confirme se a conta informada pertence ao vendedor, ou algum familiar próximo (filho, esposa, pai, mãe, etc.);

– Quando disponível, utilize os meios de pagamentos oferecidos pelas plataformas de venda.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias