Sábado, Maio 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSegurançaEstelionato: homem cai no golpe de venda pela internet em Blumenau

Estelionato: homem cai no golpe de venda pela internet em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um homem de 31 anos caiu no golpe de venda de uma moto pela internet em Blumenau. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira (13). A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência, que gerou discussão verbal entre as partes, por volta das 17h50, na Rua Dois de Setembro.

O homem que caiu no golpe relatou à PM que viu um anúncio de uma moto em uma página de classificados no Facebook. Ele enviou uma mensagem para o anunciante e então marcaram para que pudesse ver a moto em Blumenau. O suposto anunciante informou que a moto seria do primo dele.

Nessa quarta-feira, a vítima foi ver a moto com o verdadeiro vendedor e quis fechar negócio. Efetuou um depósito via Pix no valor de R$ 7.500,00, mas o proprietário da moto disse que o dinheiro não foi para a sua conta e que não iria entregar a moto.

O que aconteceu é que o comprador fez o depósito via Pix para um terceiro, que era intermediador e golpista. Comprador e golpista estavam se comunicando via Whatsapp e combinando a forma de pagamento, mas o verdadeiro vendedor disse que não sabia de nada e que não conhecia o “intermediador”.

A vítima contou à PM que então percebeu que caiu em um golpe. Como as outras partes não estavam presentes, a vítima foi levada para a delegacia de polícia civil para o encaminhamento das providências legais.

Como funciona esse tipo de golpe

É o chamado golpe do intermediário, quando fraudadores usam anúncios de terceiros para negociar veículos usados. Os golpistas utilizam informações de anúncios reais e recebem o pagamento do comprador interessado pelo veículo.

Para prevenir, o comprador deve desconfiar de preços atrativos demais ou de pessoas que dizem estar negociando em nome de parentes e amigos. A polícia civil orienta que os compradores devem evitar intermediários nos negócios e não fazer pagamentos para terceiros. A orientação é que, após acertado o negócio, procure efetuar o depósito somente para quem é o proprietário do veículo ou para a conta com o CNPJ da loja.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arnaldo Zimmermann
Arnaldo Zimmermann é jornalista (Mtb 0005946/SC), com graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo. Também possui graduação em Letras e especialização em Administração em Publicidade e Propaganda. É professor universitário desde 2001 e profissional de diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí desde 1985.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias