Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSegurançaOperação apreende armas e dinheiro durante investigação sobre suposta fraude em licitações...

Operação apreende armas e dinheiro durante investigação sobre suposta fraude em licitações em Blumenau e outros municípios

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta quarta-feira (1º), a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a operação policial “Concreto”, nas cidades de Joinville, Garuva e Blumenau para apurar a suposta prática de fraudes em licitações públicas.

Na ação foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de diversos dispositivos eletrônicos (celulares e computadores), vasta documentação, mais de R$ 10 mil em espécie, além de três armas com numeração suprimida, um revólver calibre .38 SPL, uma espingarda calibre 12 GA e uma garrucha calibre .22 LR.

O operação visa investigar um grupo criminoso que estaria falsificando documentos particulares e alterando dados societários de empresas com a finalidade de possibilitar que pessoas físicas e jurídicas proibidas de contratar com Poder público, porque declaradas inidôneas, participassem de licitações e fossem contratadas de forma ilegal.

A investigação policial identificou que, só em um desses casos, a fraude a uma licitação ocorrida no ano de 2022, possibilitaria a  contratação de uma empresa pertencente ao grupo criminoso, formado por um núcleo empresarial familiar que atua no ramo da construção civil e de transporte terrestre, no montante aproximado de R$ 1.135.500,00. A contratação apenas não ocorreu porque houve a constatação da fraude pelo Ministério Público, por meio da 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.

Por meio do inquérito policial da Polícia Civil, apura-se a potencial prática de crimes de organização criminosa, falsificação de documento particular, frustração do caráter competitivo de licitação e lavagem de dinheiro. No total, aproximadamente 23 policiais participaram da operação desta quarta-feira (1º).

Prestaram apoio operacional aos trabalhos policiais o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro e a  Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, ambos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais; a 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, a 4ª DECOR de Blumenau; o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Joinville; a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Joinville; a 2ª Delegacia Regional de Polícia de Joinville; a Central de Plantão Policial de Joinville; e a Delegacia de Polícia da Comarca de Araquari.

Foto: Polícia Civil de SC

Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR)

Essa foi a primeira operação da 3ª Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR) de Joinville, que foi inaugurada em novembro do ano passado e tem como finalidade combater a corrupção e investigar crimes praticados contra o patrimônio da Administração Pública.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias