Sexta-feira, Março 29, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdeMais dois casos de varíola dos macacos são confirmados em Blumenau

Mais dois casos de varíola dos macacos são confirmados em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais dois casos positivos de varíola dos macacos foram confirmados em Blumenau. São dois homens de 30 anos, moradores da cidade. Ambos são considerados estáveis e seguem em isolamento domiciliar. A confirmação foi feita pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) no último sábado (13). Até agora, Blumenau registra ao todo cinco casos da doença.

O que é a doença

A varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. A essa família, também pertencem os vírus da varíola e o vírus Vaccínia, a partir do qual a vacina contra varíola foi desenvolvida. Apesar do nome dado pelas autoridades de saúde e diferente do que muitas pessoas pensam a doença não é transmitida pelos macacos.

Os principais sintomas são febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e linfadenopatia – inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço. A doença não tem, na maioria dos casos, consequências graves. No entanto, o melhor caminho é o esclarecimento e a prevenção.

Como se transmite

O Monkeypox pode se espalhar para qualquer pessoa por meio de contato próximo, pessoal, muitas vezes pele a pele, incluindo:

• Contato direto com erupção cutânea, feridas ou crostas das lesões;
• Contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram usadas por alguém com a infecção;
• Através de gotículas respiratórias ou fluidos orais de uma pessoa infectada.

Esse contato pode acontecer durante o contato sexual íntimo, incluindo:

• Sexo oral, anal e vaginal ou tocar os genitais ou o ânus de uma pessoa infectada pelo Monkeypox;
• Abraçar, massagear, beijar ou conversar próximo da pessoa infectada;
• Tocar tecidos e objetos durante o sexo que foram usados por uma pessoa infectada, como roupas de cama, toalhas e brinquedos sexuais.

Imagem: Prefeitura de Blumenau
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias