Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdeDengue dispara em Blumenau e atinge 1.450 pessoas com a doença

Dengue dispara em Blumenau e atinge 1.450 pessoas com a doença

Cidade vive epidemia da dengue: veja os bairros mais atingidos com focos do mosquito

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blumenau registra nesta terça-feira, dia 10, um total de 1.450 casos confirmados de Dengue na cidade. O número representa 616 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 3, quando o município contabilizava 834 casos da doença – o que representa um aumento de 73% em uma semana.

Neste ano são 5.515 notificações. Destes, já são 1.362 casos autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 3.754 são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. Até o momento, a cidade totaliza 2.496 focos do mosquito Aedes aegypti.

Internações
Nesta terça-feira, 27 moradores de Blumenau estão internados em hospitais da cidade com suspeita de Dengue. Desse total, 26 estão em Enfermaria e 1 está em UTI. Até agora, o Blumenau totaliza 1 óbito por Dengue no município. Dois óbitos estão em investigação e tiveram material genético enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Blumenau vive epidemia de Dengue
Nesta segunda-feira, dia 9, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação da inclusão do município na lista de cidades com epidemia de dengue em Santa Catarina. Com a confirmação, Blumenau segue intensificando as ações que acontecem desde o inicio de abril na cidade.  

A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Em Blumenau, essa confirmação veio porque o município ultrapassou a marca de 1.050 casos confirmados da doença.

Imagem: Prefeitura de Blumenau

Mutirões de limpeza
Desde o inicio de abril, mais de 200 toneladas de entulhos já foram recolhidos nos bairros Vorstadt, Escola Agrícola, Água Verde, Itoupava Norte, Garcia, Itoupavazinha e Ribeirão Fresco. As ações foram modificadas em virtude da enchente ocorrida no dia 4 de maio.

Nos próximos dias, as ações seguem em diversas regiões. Nesta segunda e quarta-feira, dias 9 e 11 de maio, as equipes atuam na região da Rua Ver. Romário Da Conceição Badia, no bairro Itoupava Norte; Na sexta-feira, dia 13, o mutirão chega à região da Rua Coripós, no bairro Escola Agrícola; Já na segunda-feira, dia 16, é a vez dos moradores da região das ruas Daniel Bressanini, Nésio Antunes da Silva até Eduard Tierling, no bairro Nova Esperança. No fim do mês nos dias 18 e 20 de maio, as ações se contecentram na região da Rua Araranguá, no bairro Garcia.

Ações da segunda etapa
Entre os dias 11 e 31 de maio devem ser feitas 78 palestras de orientação para Escolas e CEI’S com a presença da fantasia do mosquito Aedes aegypti para conscientizar os jovens; No dia 17 de maio, serão promovidas orientações à comunidade em ação que ocorrerá no Condomínio Minha Casa Minha Vida no Bairro Progresso; No dia 26 de maio, acontece um webinar na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com o tema “O papel da comunidade no Combate à Dengue”. As ações de conscientização ainda serão ampliadas para o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e no Projeto Agente Mirim e o Programa de Defesa Civil na Escola.

Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Atendimento Ambulatorial
Ambulatórios Gerais da Família (AGF) fazem atendimento ambulatorial nos bairros da cidade. A AGF Velha; AGF Escola Agrícola; AGF Garcia; AGF Fortaleza; AGF Itoupava; AGF Badenfurt e AGF Centro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento à população. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura.

A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Denúncias
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Foto: Michele Lamin

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Elimine água parada de todos os recipientes
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
– Mantenha lixeiras tampadas
– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
– Mantenha ralos cobertos com telas de malha filha para evitar que o mosquito tenha acesso ao local
– Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana
– Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito
– Retire a água acumulada em lajes
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados
– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias