Terça-feira, Abril 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdeDia D de vacinação contra gripe e sarampo acontece neste sábado

Dia D de vacinação contra gripe e sarampo acontece neste sábado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Neste sábado, dia 30, a Prefeitura de Blumenau promove um dia D de vacinação com a oferta de doses contra a gripe, o sarampo e outras doenças. Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) e as cerca de 30 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa estarão abertos das 8h às 17h para atender a população, sem necessidade de agendamento. Por uma questão técnica, o AGF Fortaleza não faz parte das campanhas contra Gripe e Sarampo.  

Dentro da campanha contra a Gripe poderão se vacinar idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; e contra o Sarampo, a dose é destinada também às crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.

A mobilização tem como objetivo possibilitar que pessoas de todas as idades providenciem a aplicação de vacinas em atraso. Para tanto, basta que o cidadão se dirija até uma unidade de saúde munido de documento oficial com foto e carteira de vacinação. A relação dos AGFs e das ESFs com sala de vacina ativa está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina.

Cobertura vacinal contra gripe e aplicação contra o sarampo
A vacinação contra as duas doenças segue abaixo do esperado pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). Isso porque até a última terça-feira, dia 26, foram aplicadas pouco mais de 12 mil vacinas contra a gripe em idosos acima de 60 anos, o número representa apenas 22,7% de um público de mais de 53 mil pessoas. 

Ainda contra a gripe, apenas 1,8 mil trabalhadores da saúde buscaram o imunizante, o que representa somente 22,8% de um total de 8 mil trabalhadores. Na campanha contra o sarampo, apenas 1,7 mil trabalhadores da saúde receberam a vacina – o que também preocupa as equipes de saúde do município.

Atendimentos ambulatoriais no fim de semana
No sábado, o atendimento de intercorrências médicas acontece nos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) Velha e Garcia, das 7h às 18h – com distribuição de senhas até 17h. Já no domingo, dia 1º, os pacientes podem procurar pelo AGF Garcia, das 7h às 13h – com distribuição de senhas até 12h. No domingo, não será feita aplicação de vacinas.

A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias