Terça-feira, Abril 16, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdeCasos de dengue dobram em uma semana em Blumenau

Casos de dengue dobram em uma semana em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O número de casos confirmados de dengue em Blumenau aumentou de 9 para 17 em apenas uma semana, entre 7 e 14 de março. O aumento representa quase o dobro no período. Os dados foram divulgados pela secretaria de saúde do município nesta terça-feira (14).

Não há óbito registrado na cidade no período em função da doença e também não há o registro de internações, tanto em UTI, quanto em enfermaria. Em uma semana foram detectados 184 novos focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. Na semana anterior, foram 159 novos focos descobertos.

Os bairros Água Verde e Velha Central são as regiões onde há mais focos ativos do mosquito, com 66 e 65 locais, respectivamente.

Prevenção

Para intensificar o combate ao Aedes Aegypti, os agentes de endemias da prefeitura de Blumenau seguem vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito. A orientação segue no sentido de eliminar qualquer local que possa acumular água parada, situação em que os mosquitos se proliferam.

Sinais e sintomas da doença

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Denúncias

A população pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Veja mais dados no site da prefeitura de Blumenau.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias