Sábado, Abril 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralGoverno de SC ordena a remoção de nove livros de ficção das...

Governo de SC ordena a remoção de nove livros de ficção das escolas estaduais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Estado da Educação (SED) do governo de Santa Catarina determinou a remoção de nove livros da rede pública de ensino. A ordem é da Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis e foi feita por meio de um ofício assinado na terça-feira (7).

O documento pede que as obras sejam “armazenadas em local não acessível à comunidade escolar”.

Os nove livros listados normalmente são utilizados para alunos de ensino médio, ou seja, para adolescentes. Entre as obras há vários clássicos, como Laranja Mecânica, Donnie Darko e outros que foram lidos por várias gerações de jovens ao longo da história. Confira a lista:

1. A química entre nós, de Brian Alexander e Larry Young;
2. Coração satânico, de William Hjortsberg;
3. Donnie Darko, de Richaed Kelly;
4. Lorraine Warren. Demonologistas. Arquivos Sobrenaturais, de Gerald Brittle;
5. Exorcismo, de Thomas B. Allen;
6. It: A Coisa: Stephen King;
7. Laranja Mecânica, de Laranja Mecânica;
8. Os 13 Porquês, de Jay Ascher;
9. O diário do diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo, de Robert K. Wittman (Autor), David Kinney.

Apesar de alguns títulos assustarem o público que desconhece as obras, a maioria delas é baseada em críticas ou até mesmo ao apelo por reflexões sobre o cotidiano da sociedade, mesmo que haja a menção de nomes e termos rejeitados por grupos religiosos ou de perfil mais conservador.

Nas redes sociais, a decisão gerou polêmica, além de críticas de professores e profissionais da literatura, vendo a ação governamental como uma espécie de “censura” a determinadas leituras.

A SED se manifestou a respeito, mas não explicou o porquê da seleção destas obras, especificamente. Confira a nota divulgada:

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Florianópolis, informa que está redistribuindo alguns dos títulos das bibliotecas das unidades escolares da região, buscando melhor adequar as obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação.”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias