A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta quinta-feira (24) a convocação do presidente do SAMAE “para prestar esclarecimentos sobre os problemas de falta de água em nossa cidade e informar qual o planejamento que está sendo adotado para mitigar e resolver esses problemas”. O requerimento é de autoria do vereador Professor Gilson (União),
A matéria foi aprovada por 13 votos favoráveis. A data e o horário para comparecimento do presidente do Samae, André Espezim, ainda não foram definidos, mas deve ocorrer dentro de 30 dias, sendo divulgados antecipadamente.
O assunto da falta d’água também foi o tema do pronunciamento do vereador autor, que recebeu vários apartes dos colegas vereadores. Nos últimos dias, novas reclamações partiram de moradores de vários bairros de Blumenau sobre a falta de água no município.
André Espezim já esteve na Câmara no dia 29 de fevereiro deste ano, também após ser convocado para prestar esclarecimentos a respeito da falta de água em Blumenau. Na época, ele alegou que o problema era resultado do “alto consumo somado à alta turbidez da água, que é um problema regional causado pelas chuvas registradas no período”. Ele também prometeu, na ocasião, medidas a médio prazo, como a “execução do projeto de revitalização das quatro ETAs”. A revitalização ainda não aconteceu.