Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralBlumenau cria Observatório de Turismo da cidade

Blumenau cria Observatório de Turismo da cidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blumenau agora passa a contar com uma importante ferramenta para o monitoramento e desenvolvimento da atividade turística da cidade, o Observatório de Turismo. A ferramenta foi criada pela Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e traz importantes dados que vão permear as principais decisões do setor e contribuir para a gestão mais assertiva tanto do poder público, quanto da iniciativa privada.  
    
O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância desta ferramenta criada pelo turismo de Blumenau. “Estamos avançado muito neste setor, com a criação de novos atrativos e eventos. A criação deste Observatório vai fortalecer ainda mais o turismo e trazer uma visão ampla desde setor tão importante para a economia da cidade”, completa.
    
O Observatório, que está disponível no site do turismo de Blumenau, consiste no levantamento de dados primários e secundários confiáveis, que são coletados junto ao trade e agentes que fazem parte da cadeia turística. “Por meio disso é possível saber quantas pessoas visitam os atrativos da cidade, quantidade de empregos gerados no setor e de imposto gerado, entre outras informações. É fundamental a participação de todos que fazem o turismo na cidade, para que possamos manter esta ferramenta atualizada e eficaz”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel.  
    
O Observatório de Blumenau agora passa a fazer parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), que reúne cerca de 60 observatórios de turismo de todo o Brasil, com o intuito de fomentar o turismo planejado e gerido com base em dados, o que contribuiu de forma significativa para a troca de experiências e conhecimentos e permitiu estruturar a metodologia utilizada pelos turismólogos da Secretaria de Turismo e Lazer.  
  
O trabalho de levantamento de dados no Observatório de Turismo de Blumenau ocorre desde janeiro de 2020 e conta com a parceria de entidades do setor, assim como do trade turístico local, que contribuem com indicadores importantes para a criação de uma série histórica de dados, permitindo a análise e cruzamento de informações. A implementação desta ferramenta é uma das ações do Plano Municipal de Turismo (PMT).

No total são 53 atividades monitoradas, divididas em cinco categorias: hospedagem, alimentação, transporte, agências de viagens e atividades culturais, desportivas e recreativas. O Observatório de Turismo de Blumenau usa ferramentas que proporcionam uma leitura dinâmica das informações, por meio do Power BI, assim como boletins informativos.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias