Terça-feira, Maio 7, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralSaiba a posição das universidades catarinenses no ranking da Folha

Saiba a posição das universidades catarinenses no ranking da Folha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Seis universidades de Santa Catarina estão entre as 100 melhores do Brasil no Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, elaborado pela Folha de São Paulo. O levantamento divulgado no final deste domingo (12) traz uma avaliação das 203 universidades ativas no país, tanto públicas como privadas. Foram avaliados quesitos como Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocupa a primeira posição no estado e a sétima no país. A UFSC tem o seu campus principal na capital catarinense, Florianópolis, mas conta com outros campus pelo estado, incluindo Blumenau. Entre as federais públicas brasileiras, a UFSC é a quarta colocada nacionalmente.

Em seguida vem a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na segunda posição do estado e na 40ª em nível nacional. A Udesc é pública e estadual, com sede em Florianópolis, mas com centros em outros locais pelo interior catarinense.

A Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), de Itajaí, surge como a terceira catarinense no ranking, ocupando a 74ª posição no país. É a primeira entre as particulares de Santa Catarina.

Quase empatada tecnicamente com a Univali, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) é a quarta do estado e a 75ª no ranking brasileiro. Nos quesitos mercado e inovação, no entanto, a Furb acabou ocupando a segunda posição do estado, ficando atrás apenas da UFSC. Considerando apenas as universidades públicas, a Furb ocupa a terceira posição no estado no ranking com os cinco quesitos avaliados.

Ainda entre as catarinenses, a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) é a quinta de SC e a 90ª nacional, com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com sede em Tubarão, na 93ª colocação no país e sexta no estado.

Outras universidades catarinenses também foram ranqueadas, porém fora das 100 mais: Universidade do Extremo Sul (UNESC), de Criciúma, na 110ª posição nacional; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com sede em Chapecó, em 114º; Universidade do Oeste de SC (UNOESC), em 154º; Universidade Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECÓ) em 166º; Universidade do Contestado (UNC), em 180º; Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em 193º; Universidade do Vale do Rio do Peixe (UNIARP), EM 196º.

Brasil

Em todo o país, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) são, respectivamente, as duas primeiras colocadas no ranking. Ambas são universidades estaduais de São Paulo. Nenhuma universidade privada está entre as dez primeiras do país. A melhor entre as particulares no RUF é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), na 18ª posição.

O RUF traz uma avaliação anual das universidades ativas no Brasil e usa dados nacionais e internacionais, através do Enade, CNPq, Capes e da base de dados multidisciplinar Web of Science, além de duas pesquisas de opinião. O ranking havia sido suspenso durante a pandemia e retornou em 2023 após quatro anos.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias