Domingo, Abril 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralRio Itajaí-Açu sobe e cidades do Vale se preparam para nova enchente

Rio Itajaí-Açu sobe e cidades do Vale se preparam para nova enchente

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Rio Itajaí-Açu atingiu de 4,60m às 16h desta terça-feira (28) em Blumenau. São 11 cm a mais do que na última hora. A situação no município ainda é de Atenção, já que o estado de enchente só ocorre após os 8m e as primeiras ruas são alagadas a partir dos 7,40m.

Segundo o AlertaBlu, no decorrer desta terça-feira, a atuação de um sistema de baixa pressão sobre SC favorece a condição para chuva persistente de intensidade fraca a moderada. Em alguns momentos, essa chuva ocorre na forma de pancadas com potencial para chuva intensa em curto espaço de tempo. Não há, no entanto, uma previsão clara da defesa civil sobre o risco de enchente no município.

A elevação do rio ocorre devido à chuva que caiu sobre toda a região nas últimas 24 horas. Em Blumenau há locais que tiveram o acumulado de chuva superior a 100mm, como no Jordão (104mm) ou próximo a esses valores, como no bairro Glória (90mm) e na Velha Grande (75mm).

Em Rio do Sul, no Alto Vale, o nível do Itajaí-Açu voltou a subir e às 16h marcava 6,75m. O rio sobe com intensidade superior aos 40 cm por hora desde o início da tarde. O volume de chuva ultrapassa os 60,40mm, segundo a defesa civil local.

A defesa civil riosulense trabalha com a previsão de inundação com 9 metros, mas chamando a atenção dos moradores para a cota dos 10 metros. Caso se confirme, será a sexta enchente no município em apenas dois meses. A cidade tem sido uma das mais castigadas com inundações neste período.

Veja a situação das barragens no Vale:

Em Timbó, o Rio Benedito marcava 3,40m às 16h desta terça-feira (28).

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias