Após a realização da licitação para a reforma da Barragem Sul, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, há agora a expectativa para o início das obras. A reforma será dividida em duas fases, com início ainda este ano, segundo o governo estadual de Santa Catarina.
A primeira fase será a execução das obras emergenciais, que garantirão o pleno funcionamento das comportas 4 e 5. Essa operação está programada para ser realizada em até 40 dias, a partir da ordem de serviço. E na segunda etapa haverá a substituição total dos equipamentos e a atualização dos sistemas de operação.
Em 50 anos essa será a primeira grande reforma, que envolve a substituição de todas as cinco comportas, a revisão das galerias de concreto, a troca da blindagem metálica e a restauração do sistema elétrico. Um dos principais avanços será a automação, permitindo que a barragem seja operada remotamente pelos próprios técnicos da Defesa Civil.
A barragem de Ituporanga, assim como as de Taió e José Boiteux, impacta diretamente no nível da água do Rio Itajaí-Açu durante períodos de cheias.
Licitação e contratação
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina concluiu o processo de licitação para a reforma da barragem, com a sessão aberta no último dia 7 de outubro. O valor de referência era de R$ 25 milhões, e o consórcio vencedor apresentou uma proposta de R$ 23 milhões.
O processo foi adjudicado e homologado, com o resultado publicado no Diário Oficial do Estado. O consórcio vencedor, formado por três empresas especializadas, agora deve apresentar a documentação final e a apólice de seguro.
A expectativa é que a contratação seja finalizada até o final de outubro, com a assinatura do contrato e início das obras logo após a auditoria interna da documentação apresentada.