Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralEnchente em Blumenau: nível do rio pode chegar a 12 metros no...

Enchente em Blumenau: nível do rio pode chegar a 12 metros no fim de semana, segundo Defesa Civil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O nível do Rio Itajaí-Açu pode chegar a 12 metros no próximo fim de semana em Blumenau. O aviso foi divulgado através de nota hidrometeorológica da Defesa Civil de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira (5).

Para se ter uma ideia do nível da enchente, com 12 metros a maior parte do centro da cidade seria atingida, com inundações também em ruas da maior parte dos bairros de Blumenau (veja as cotas das ruas). Da mesma forma, a região do Parque Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest, seria totalmente inundada com o nível de 12 metros. O local inunda a partir de 11,10m (Galegão) e 11,35m (portão principal). A festa continua ocorrendo normalmente no local.

A última enchente em Blumenau que ultrapassou a marca dos 12 metros foi a de setembro de 2011, com 12,6m. Antes de 2011 as últimas vezes em que o Rio Itajaí-Açu havia ultrapassado esse nível em Blumenau foram em maio de 1992 e nas grandes enchentes de 1983 e 1984, quando o rio chegou a 15,34m e 15,46m, respectivamente.

O Vale do Itajaí é apontado como região de risco muito alto para enxurradas e alagamentos já a partir da tarde de sexta-feira (6), com aumento gradual durante todo o fim de semana. A previsão é de muita chuva no período.

Com a chuva prevista e o rio ainda com nível alto de elevação desde a quarta-feira (4), a previsão do órgão é de que Rio do Sul possa ter entre 10 e 11 metros de elevação e Blumenau entre 11 e 12 metros.

Às 17h desta quinta-feira (5) o nível do rio marcava 7,09m, após ter atingido 8,78m às 2h da madrugada. Já em Rio do Sul, o rio marcava 7,58m às 17h. O pico na cidade do Alto-Vale foi de 8,30m às 23h de quarta-feira.

Foto: Arnaldo Zimmermann/ O Auditório

Confira abaixo a nota na íntegra da Defesa Civil catarinense:

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para esta semana no estado. A previsão indica dias com temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria. 

Ao longo da tarde de sexta-feira (05) há condição para temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente do centro ao leste do estado. Já no Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma persistente ao longo do dia. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

Entre a noite de sexta e o sábado (07), as instabilidades se intensificam entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados entre 150 mm e 200 mm, com pontuais superiores no Litoral Sul. Nas demais regiões os acumulados indicam valores entre 40 a 70 mm.

Entre o decorrer do sábado (07) e domingo (08) a chuva se espalha para  as demais regiões catarinenses e, neste período, são esperados acumulados entre 100 mm e 150 mm. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

 No início da próxima semana a condição para precipitação diminui no estado.  

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

As chuvas intensas que atingiram o estado de Santa Catarina durante a última terça e quarta-feira resultaram em enxurradas, alagamentos e inundações em diversos lugares do estado. Os municípios mais prejudicados estão localizados nas regiões do Vale do Itajaí, Planalto Norte, Meio e Extremo Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Durante os próximos dias, está prevista uma quantidade significativa de chuva, com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, estão destacadas as principais áreas que apresentam riscos associados ao evento.

Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira com aumento gradual nos níveis durante o final de semana, podendo alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul e 11 a 12 metros em Blumenau.  

Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de atenção.

Grande Florianópolis: Os níveis da Bacia do Rio Tijucas sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta. E na Bacia do Rio Cubatão, níveis de atenção entre domingo e segunda-feira.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arnaldo Zimmermann
Arnaldo Zimmermann é jornalista (Mtb 0005946/SC), com graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo. Também possui graduação em Letras e especialização em Administração em Publicidade e Propaganda. É professor universitário desde 2001 e profissional de diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí desde 1985.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias