Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasCultura e lazerCerveja com aroma de Cannabis é vetada na Oktoberfest

Cerveja com aroma de Cannabis é vetada na Oktoberfest

Decisão foi do prefeito Mário Hildebrandt

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Parque Vila Germânica notificou na tarde desta terça-feira (4) a cervejaria Balbúrdia, que é uma das expositoras da 37ª Oktoberfest. No documento, a organização da festa pede a retirada de um dos tipos de cerveja que seria ofertado nos 19 dias de festa. A motivação é o aroma semelhante a cannabis na composição de uma das cervejas.

A determinação para a notificação foi dada pelo prefeito Mário Hildebrandt. “Uma festa de tradição alemã, de cultura e gastronomia germânica não pode oferecer qualquer produto que faça alusão ao uso de drogas. Vai contra a missão da festa, contra o que é a cultura alemã e, principalmente, contra os princípios de festa de família que temos buscado construir ao longo dos últimos anos”, destaca o prefeito.

Na notificação, o Município reitera o compromisso com as causas sociais e a missão de deixar um legado com a história da Oktoberfest, que vai além do turismo e da tradição germânica, tão fortes ao longo dos 37 anos da festa.

1% do valor total destinado à prevenção
Desde a edição de 2018, com o objetivo de também atuar em causas sociais, o repasse do valor bruto referente a 1% da venda de bebidas alcoólicas na Oktoberfest é feito ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad). O valor é destinado para ações de prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas, realizado pela entidade no Município de Blumenau.

A cervejaria Balbúrdia se posicionou a respeito do veto da prefeitura. Confira abaixo:

Nota de Esclarecimento

A Balbúrdia Cervejaria vem a público informar que recebeu com surpresa, no dia de hoje (4/10), notificação da Fundação Promotora de Eventos e Exposições de Blumenau (Proeb), realizadora da 37ª Oktoberfest, solicitando a retirada de comercialização da cerveja Balbúrdia Hemp da festa.

A Cervejaria lamenta a decisão da organização da festa esclarecendo que o referido rótulo tem os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não contendo qualquer produto ilegal em sua composição.

Os aromas semelhantes à cannabis são derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas, e também do lúpulo, não possuindo qualquer princípio psicoativo.

Tais cervejas são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, sendo inovadoras do ponto de vista sensorial e trazendo uma experiência degustativa para os apreciadores das cervejas artesanais.

Apesar da retirada de comercialização da Oktoberfest, a Balbúrdia Cervejaria continuará presente nesta edição da festa com outras cervejas e a Balbúrdia Hemp estará disponível, a partir de hoje, nos bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí. Ein prosit!

Blumenau, 16h20 de 4 de outubro de 2022.

Balbúrdia Cervejaria

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias