Virou lei nesse últimos dias em Santa Catarina, a Política de Transparência da Operação, Manutenção e Medidas de Segurança das Barragens em Santa Catarina. A Lei 18.921/2024 deve facilitar inspeções e monitoramento sobre as barragens situadas no estado.
A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado suplente Gerri Consoli (PSD), que é do Alto Vale do Itajaí. Conforme o autor, uma auditoria operacional realizada na Defesa Civil pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, apontou que em 2014 as barragens públicas estaduais apresentaram inúmeras deficiências e as informações sobre projetos e execução das estruturas somente eram obtidas por meio de pedidos de informação, ainda assim, de forma insuficiente e pouco satisfatória.
Neste sentido, a normativa busca promover a transparência da operação, manutenção e das medidas de segurança das barragens. Estão previstas uma série de medidas ao órgão estadual fiscalizador, tais como a realização de inspeções regulares e especiais nas estruturas anualmente; o monitoramento contínuo, com foco na capacidade de resposta das barragens às condições hidrológicas e climáticas adversas, visando antecipar situações de risco e promover ações preventivas; a elaboração do plano de segurança e manutenção preventiva específicos para cada barragem, e também o plano de contingência e emergência, com procedimentos claros e eficazes para o enfrentamento de situações de cheias intensas.