Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralTransparência sobre operações de barragens em SC agora é Lei

Transparência sobre operações de barragens em SC agora é Lei

Virou lei nesse últimos dias em Santa Catarina, a Política de Transparência da Operação, Manutenção e Medidas de Segurança das Barragens em Santa Catarina. A Lei 18.921/2024 deve facilitar inspeções e monitoramento sobre as barragens situadas no estado.

A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado suplente Gerri Consoli (PSD), que é do Alto Vale do Itajaí. Conforme o autor, uma auditoria operacional realizada na Defesa Civil pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, apontou que em 2014 as barragens públicas estaduais apresentaram inúmeras deficiências e as informações sobre projetos e execução das estruturas somente eram obtidas por meio de pedidos de informação, ainda assim, de forma insuficiente e pouco satisfatória.

Neste sentido, a normativa busca promover a transparência da operação, manutenção e das medidas de segurança das barragens. Estão previstas uma série de medidas ao órgão estadual fiscalizador, tais como a realização de inspeções regulares e especiais nas estruturas anualmente; o monitoramento contínuo, com foco na capacidade de resposta das barragens às condições hidrológicas e climáticas adversas, visando antecipar situações de risco e promover ações preventivas; a elaboração do plano de segurança e manutenção preventiva específicos para cada barragem, e também o plano de contingência e emergência, com procedimentos claros e eficazes para o enfrentamento de situações de cheias intensas.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias