A Escola Básica Municipal (EBM) Pedro II em Blumenau foi uma das vencedoras do 30° Prêmio Expressão de Ecologia, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Brasil no segmento empresarial.
Desenvolvido por estudantes do 8° ano A, sob coordenação do professor de Ciências da Natureza, Robson Damásio, o projeto “A energia elétrica no bairro Progresso em Blumenau: reflexões da realidade e como tornar o bairro mais sustentável” foi premiado na categoria Educação Ambiental, no setor ensino.
O projeto premiado abordou as frequentes quedas de energia no bairro Progresso e explorou maneiras mais sustentáveis de fornecê-la à comunidade local. A problemática é abordada nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento presentes no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (CEBSMEB), no componente curricular de Ciências da Natureza.
Na metodologia foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo sobre o tema abordado; a construção de maquete para representar a região afetada; análise dos dados coletados e o levantamento de possíveis soluções para o problema.
A partir da análise dos dados, foi possível identificar que as quedas de energia eram causadas, na maioria das vezes, pela vegetação, alterações climáticas e atividades humanas. Como energia de suporte para a região, os estudantes, juntamente ao orientador, sugeriram a utilização de energia solar, visto que esta é sustentável.
Criado em 1993 pela Editora Expressão, o Prêmio Expressão Ecologia tem como objetivo divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas. Neste ano, o prêmio teve 121 projetos inscritos e 30 vencedores.
A solenidade de premiação será realizada no dia 31 de agosto em Florianópolis.