Segunda-feira, Junho 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralChuva intensa nesta segunda-feira deixa Vale do Itajaí em alerta

Chuva intensa nesta segunda-feira deixa Vale do Itajaí em alerta

A chuva intensa prevista para cair sobre Santa Catarina nesta segunda-feira (27) deixa várias regiões em estado de alerta, especialmente o Vale do Itajaí, onde o nível do Rio Itajaí-Açu já está muito acima do normal. Além dos riscos de alagamentos, também enxurradas e deslizamentos pontuais podem ocorrer, segundo a Defesa Civil do estado.

A instabilidade está associada ao processo de formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo a costa do Sul do Brasil, favorecendo o desenvolvimento de temporais com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo em Santa Catarina. O risco é alto nas áreas em laranja no mapa abaixo, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos de árvores, explica a Defesa Civil.

Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina

Blumenau

Segundo o AlertaBlu, nesta segunda-feira (27/05), a atuação de um sistema de baixa pressão intensifica a circulação marítima e mantém a presença e variação da nebulosidade com condição para chuva persistente de fraca a moderada intensidade a qualquer momento do dia. Não se descarta a ocorrência de alguma trovoada e o risco de chuva intensa em curto espaço de tempo.

Durante a madrugada da terça-feira (27/05), ainda há condição para chuva fraca e isolada, devido ao afastamento da frente fria de SC. Mas ao longo do dia, o avanço de uma nova massa de ar seco e frio sobre SC favorece o retorno do tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em Blumenau.

Devido ao cenário de instabilidade, no dia 27, segunda-feira, são previstos acumulados de chuva que variam entre 30 a 50 mm, não se descartando pontuais mais ou menos elevados. Esta condição aumenta o risco para alagamentos e deslizamentos pontuais no Município. E alteração do nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau, visto que o mesmo já se encontra fora do seu estágio de normalidade. 

Nível do rio

O nível do rio marcava 3,75m às 19h deste domingo (26) em Blumenau e 5,90m às 17h em Rio do Sul. A situação no Alto Vale é mais preocupante, já que bairros são alagados a partir de 7,5m e a barragem de Taió está 89% de ocupação, com 5 das 7 comportas fechadas. A barragem de Ituporanga está com 28% de ocupação e apenas uma das 5 comportas fechada. Na barragem de José Boiteux, o nível é baixo, de apenas 7,3% e uma das duas comportas fechada.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias