Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralVai ter neve? Veja como será o frio na próxima madrugada no...

Vai ter neve? Veja como será o frio na próxima madrugada no estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança da Argentina em direção ao Sul do Brasil nesta segunda-feira (16/05), provocando queda acentuada de temperatura. Essa é a primeira onda de frio de 2022, que vai manter as baixas temperaturas em Santa Catarina durante a semana, de 16 a 21/05 favorecendo a condição de neve, como também a possibilidade de chuva congelada e geada.

Mapa atualizado nesta segunda (16), com previsão de temperaturas na próxima madrugada. Quanto mais escura a cor (roxo, azul) mais baixa a temperatura. Crédito: Epagri/Ciram

E vai ter neve mesmo?

Os meteorologistas da Epagri/Ciram confirmam a previsão divulgada na semana passada, que aponta a primeira neve do ano em SC ocorrendo entre a terça (17/05) e madrugada de quinta-feira (19/05). As baixas temperaturas, de -1°C a 5°C, aliadas à elevada umidade do ar (tempo úmido), trazem a combinação perfeita para a ocorrência do fenômeno. E desta vez, além dos moradores do Planalto Sul, mais acostumados com a neve, quem mora em municípios altos do Extremo Oeste ao Meio-Oeste também pode se preparar para a possibilidade de presenciar o fenômeno na terça-feira (17/05).

Geada

A condição de geada fica para os dias seguintes, 20 e 21/05, com temperatura mínima negativa nas áreas altas em boa parte de SC, quando a combinação será de temperatura baixa e baixa umidade do ar (tempo seco).

Em Blumenau

Entre a noite da terça-feira (17/05) e o início da tarde da quarta-feira (18/05), a aproximação e passagem de um ciclone próximo ao litoral de SC favorece aumento na velocidade do vento sobre a região de Blumenau. O vento sopra de forma persistente e com velocidade média entre 30 e 40 km/h, com rajadas que podem alcançar em alguns momentos velocidades entre 50 e 70 km/h. Ao final da quarta-feira, a medida que o ciclone se afasta para alto mar gradativamente a velocidade do vento diminui sobre a região, segundo as meteorologistas Allef Matos e Tatiane Martins, do AlertaBlu e da Defesa Civil de Blumenau.

Além disso, pelo continente uma massa de ar seco e frio deixa o tempo firme com menor presença de nebulosidade, condição que favorece o declínio acentuado da temperatura entre a noite desta segunda-feira (16) e amanhecer da terça-feira (17), com temperatura mínima que varia 11°C e 13°C no amanhecer da terça-feira. Já entre a noite da terça-feira e inicio da quarta-feira (18), apesar da temperatura não ficar tão baixa em relação ao dia anterior com mínima oscilando entre 13 e 15°C, por conta do vento persistente, a sensação de frio mais intenso permanece.

Acompanhe as informações no Portal O Auditório e fique por dentro de todas as informações. Receba também notícias pelo whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FqK5e2WEAw57k0okrub5b

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias