Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralVacina contra o HPV passa a ser aplicada em dose única em...

Vacina contra o HPV passa a ser aplicada em dose única em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blumenau segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e altera o esquema vacinal do HPV para dose única a partir desta segunda-feira, dia 8. O objetivo é intensificar a proteção contra o câncer de colo de útero e outras complicações associadas ao vírus.

Todas as unidades de saúde do município, com sala de vacina ativa, estão aplicando o imunizante no público-alvo, que é formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos. O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Em Blumenau, de janeiro de 2023 a abril de 2024, são 12.464 vacinados, o que representa 51,16% do público-alvo.

A recomendação da dose única foi embasada em estudos sobre a eficácia do esquema frente às versões com duas ou três etapas e segue as orientações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a vacina é a principal forma de prevenir a infecção por HPV. “Além de seguro, o imunizante é extremamente eficaz na faixa etária recomendada. Basta procurar uma unidade de saúde com sala de vacina ativa com a carteira nacional de vacinação e um documento oficial com foto para ser imunizado.”

Além disso, a nota técnica 41 recomenda que os estados e municípios realizem busca ativa para garantir que jovens brasileiros de até 19 anos tenham acesso à vacina contra o HPV.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias