Sábado, Maio 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralProcon interdita loja de pneus em Blumenau após 78 denúncias de consumidores

Procon interdita loja de pneus em Blumenau após 78 denúncias de consumidores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Procon de Blumenau interditou a loja Pneu Z, localizada na Rua Itajaí, nº 1.241, no bairro Vorstadt, em Blumenau, na manhã desta quarta-feira (3). O motivo é o acúmulo de 78 processos abertos por consumidores contra a empresa. (veja o vídeo no final da matéria com a manifestação da direção da empresa)

A ação contou com o apoio da polícia militar. A empresa agora está com as atividades suspensas por 10 dias.

Segundo o Procon, boa parte das denúncias partiram de pessoas idosas, que alegaram que o estabelecimento comercial tentava forçar “vendas casadas”. De acordo com as denúncias que chegaram ao órgão, quando os consumidores iam ao local para comprar pneus, os vendedores tentavam forçar a venda de outras peças para os veículos sem a real necessidade para tal. Em alguns casos, as trocas de peças e consertos seriam realizados “sem que os clientes tenham sido previamente informados, ou mesmo quando os adquirentes não queiram a contratação extra”, informa o órgão.

O diretor do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, relatou também que houve outras reclamações reincidentes contra a empresa como o não fornecimento de notas fiscais, preços abusivos, além de negativa de garantia em vícios no serviço/produto. “A empresa está incorrendo em seis artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), entre eles: publicidade enganosa, venda casada e risco à vida e saúde dos contribuintes”, explica Caminha.

Foto: Michele Lamin

O Procon explica que agora aguardará que a loja solucione o problema apresentado nestes 78 processos, o que inclui ressarcimento de valores aos consumidores. Caso a empresa continue apresentando os mesmos problemas e seja alvo de novas denúncias, após ser reaberta daqui a dez dias, ela receberá multa no valor de R$ 10 mil por processo aberto, segundo o Procon. Também será apurado se a empresa realizou vendas no período da suspensão, com o possível encaminhamento do processo junto ao Ministério Público (MP).

Foto: Procon Blumenau

Nossa reportagem entrou em contato com o responsável pelo estabelecimento. Ele informou que irá se manifestar assim que averiguar o teor da notificação para entender os motivos da interdição.

Atualização (13h20): em resposta à nossa reportagem, o diretor da rede Pneu Z gravou um vídeo explicando a situação. Confira abaixo:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias