Domingo, Abril 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralBlumenau registra a primeira morte por dengue no ano

Blumenau registra a primeira morte por dengue no ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blumenau registrou a primeira morte por dengue em 2024. A informação é da prefeitura de Blumenau, através do boletim semanal da dengue.

Desde o último boletim, divulgado em 13 de março, a cidade registrou 253 novos focos, 1.155 casos da doença e o primeiro óbito

O total acumulado desde a primeira semana de 2024 é de 1.422 focos do mosquito e 6.736 casos prováveis. Destes, 4.946 estão em investigação e 1.790 foram confirmados. Oito pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria.

Vale lembrar que os casos prováveis são todos os casos notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, com exceção dos descartados. Desse modo, todos os casos suspeitos, que estão no sistema, serão considerados prováveis. Isso permite uma análise mais precisa da situação.

Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
 
Atendimento ambulatorial
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento nos bairros: Velha;  Escola Agrícola; Garcia; Fortaleza; Itoupava; Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população. O endereço e o horário de atendimento das unidades habilitadas estão no site da Prefeitura. 

Centro de atendimento dengue
Para garantir atendimento a todos os pacientes e auxiliar no acolhimento das unidades de saúde e como espaço de retaguarda para os hospitais foi criado um Centro de atendimento focado em dengue no Campus 3, da Furb, que fica na Rua São Paulo, 2.171. A equipe multiprofissional de 20 pessoas é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atenderão a população com sintomas de dengue, em formato de porta aberta, das 7h às 19h, sete dias por semana, incluindo feriados. 

SourceSecom/PMB
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias