Segunda-feira, Abril 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralCasos de dengue quadruplicam em Blumenau na última semana

Casos de dengue quadruplicam em Blumenau na última semana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os casos de pessoas contaminadas por dengue em Blumenau quadruplicaram na última semana. Foram 241 novos casos confirmados do dia 22 até esta quinta-feira, dia 29 de fevereiro. Na semana anterior, a cidade havia registrado 62 casos de dengue, segundo o boletim da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus).

Se for comparar com o levantamento feito há duas semanas, com 35 casos, o número atual é praticamente 7 vezes maior de contaminados durante o período de uma semana.

Três pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 21 em enfermaria. Não houve nenhum óbito neste ano na cidade em função da dengue.

Vale lembrar que os casos prováveis são todos os casos notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos, com exceção dos descartados. Desse modo, todos os casos suspeitos, que estão no sistema, serão considerados prováveis.

Focos do mosquito

Entre 22 de fevereiro e esta quinta-feira, dia 29, Blumenau também registrou 130 novos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Desde o início de 2024, são 1.010 focos, com 3.025 casos prováveis. Veja na imagem abaixo.

Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
 
Atendimento ambulatorial
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento nos bairros: Velha;  Escola Agrícola; Garcia; Fortaleza; Itoupava; Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população. O endereço e o horário de atendimento das unidades habilitadas estão no site da Prefeitura. 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias