Domingo, Abril 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralVeja o que abre e o que fecha em Blumenau no feriadão...

Veja o que abre e o que fecha em Blumenau no feriadão de Carnaval

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A maior parte dos serviços públicos não funcionará no feriadão de Carnaval em Blumenau, bem como no restante do estado. O atendimento nas repartições será interrompido nesta sexta-feira (17), permanecendo fechado no ponto facultativo de segunda-feira, dia 20, e no feriado do dia 21 de fevereiro.

A prefeitura de Blumenau manterá alguns serviços em regime de plantão nestes dois dias. O atendimento à população volta ao normal na quarta-feira, dia 22, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30.

O governo do estado de Santa Catarina, da mesma forma, também retorna com as atividades normais somente na quarta-feira de cinzas (22).

Os órgãos federais também estarão fechados na segunda e na terça-feira (20 e 21), como INSS, Correios, Receita Federal e outros, mas é preciso ficar atento porque muitos serviços só retornam no período vespertino da quarta-feira (22).

Confira abaixo como ficarão os serviços em Blumenau neste período:

Prefeitura: 

Defesa Civil: estará 24h de plantão pelo telefone 199.  

Fiscalização de obras particulares e posturas: plantão nestes dois dias pelo telefone (47) 99701-2077. Fiscais Brenda Bernadete Santos Carvalho / Evandro Costa.

Manutenção de bairros: plantão nos dois dias com engº Paulo R. Skroch – fone: 9.9974-7803.

Diretoria de Iluminação Pública: plantão com o diretor Daniel Hostin pelo telefone (47) 99927-7604.

Diretoria de Serviços Urbanos – DSU: plantão com engº Ricardo Bleil pelo telefone 99254-9513.

Praça do Empreendedor: fechada nestes dois dias.

Procon: fechado nestes dois dias.

Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT):a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) seguirá com alguns atendimentos em sistema de plantão durante o feriado e ponto facultativo de Carnaval. A Central de Controle Operacional (CCO) e a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) atendem 24h, em casos de ocorrências, pelo telefone 153 disponível para o contato da população.

Área Azul: a Área Azul terá fiscalização e o atendimento para a quitação das amarelinhas suspensos nos dias 20 e 21 de fevereiro. Quem tiver amarelinhas com vencimento entre 20/02 e 21/02, o pagamento poderá ser feito no dia 22 de fevereiro sem prejuízos.

BO:o atendimento ao público, no setor de Boletins de Ocorrência (localizado na Rodoviária de Blumenau), e no pátio, também ficará suspenso nestes dois dias.

Transporte Coletivo:o Transporte Coletivo segue o atendimento à população com uma programação otimizada conforme a demanda de passageiros para as datas. Desta forma, nesses dias, o serviço funcionará com cerca de 97,4% dos horários atuais, representando 2.560 horários/dia. A estimativa é de que o número de passageiros transportados, como é historicamente constatado, fique na faixa dos 52%.

A população pode conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes):o Conselho Tutelar estará de plantão 24h pelo telefone 99977-9866. Os abrigos municipais Amblu, Casa Eliza, Nossa Casa I, II e III atenderão normalmente. A Abordagem Social estará recebendo denúncias das 08h às 20h pelo telefone 156, opção 2. O Banco de Alimentos também terá atendimento normal.

Semmas: fechada nestes dois dias. Na segunda-feira, dia 20, o Cepread estará funcionando normalmente. Na terça-feira, dia 21, o centro estará de plantão para denúncias do meio ambiente e bem estar animal pelo telefone 99266-9747. Contato para atendimento de urgência aos animais de rua e agenda para doação pelo número 99169-6343. O Parque São Francisco de Assis e o Parcão estarão abertos ao público nos dois dias. Em caso de chuva, o Parque São Francisco estará fechado.

Sedead e Praça do Cidadão: sem atendimento nestes dois dias.

Ouvidoria: sem atendimento nestes dois dias.

Secretaria Municipal de Educação (Semed): escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) estarão fechadas.

Parque Ramiro Ruediger: das 5h à meia-noite.
Parque das Itoupavas: das 5h às 22h.

Cultura:
O Mausoléu Dr. Blumenau abre todos os dias, das 10h às 16h, com entrada gratuita. O Museu de Arte (MAB) permanece fechado para preparar a primeira temporada de exposições do ano que será aberta ao público no dia 9 de março.

Os museus de Hábitos e Costumes e da Família Colonial abrem sábado, domingo e terça-feira, também das 10h às 16h. Nas segundas-feiras os espaços permanecem fechados para manutenção. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) para crianças até oito anos e idosos a partir de 65 anos.

Samae:
Sede administrativa e unidades comerciais fechadas durante o feriado.
Coleta de resíduos: atendimento de coleta normal.
Manutenção: funcionará em esquema de plantão com atendimento 24h pelo 115, opção 1.
Ouvidoria do Samae: sem atendimento.

Saúde:
AGFs e ESFs não terão expediente na segunda e na terça-feira, dias 20 e 21 de fevereiro, por conta do período de Carnaval.

A Policlínica Lindolf Bell, a Escola Técnica do SUS (ETSUS), o Centro de Saúde Rosânia Machado, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e os serviços NIAF, NAD, CEDAP, CAISM, CSI, CEO I, CEO II, Caps I e II, Capsi, Farmácia de Alto Custo e Farmácia Solidária, também estarão fechados dias 20 e 21, retornando com as atividades na quarta-feira, dia 22 de fevereiro.

O Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS), e a Central de Transporte de Pacientes SUS atenderão em regime de sobreaviso; o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), somente para usuários já atendidos. Apenas o Samu terá o atendimento normal.

Governo estadual:

Segurança Pública

A Polícia Militar de Santa Catarina, estará à disposição com efetivo operacional nas ruas, atendendo aos chamados pelo 190 e pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. Seja morador de Santa Catarina seja turista, basta preencher um cadastro e você poderá indicar exatamente o local onde precisa da Polícia Militar.

O Corpo de Bombeiros Militar segue em plantão 24h e normalmente com as equipes em todo o estado. Em caso de emergência a população pode acionar o CBMSC pelo telefone 193.

Defesa Civil de SC

O administrativo cumpirá o seu expediente normalmente (ficando em estado de atenção em razão de eventos que possam vir a acontecer). As Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil também trabalharão dessa forma. O Centro Integrado de Operações (CIOP) estará funcionando 24 horas por dia ao longo do Carnaval (para emitir alertas – se necessário – e chamar atenção para qualquer evento adverso). Portanto, dessa maneira, a Defesa Civil de Santa Catarina agirá de forma preventiva.

Saúde

Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão funcionando normalmente nesse período.

Hemosc

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) estará aberto nos dias 20 e 22, fechando somente na terça-feira.

Saiba mais sobre o funcionamento do Hemosc em www.hemosc.org.br

Educação

As escolas da rede estadual de ensino não terão atividades na segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, de Carnaval. Os responsáveis devem entrar em contato com as unidades para saber o horário de funcionamento na quarta-feira.

Celesc

A Celesc informa que durante o feriado de Carnaval, dias 20, 21 e na manhã de 22 de fevereiro, não haverá expediente nas lojas da empresa, que será retomado na tarde de quarta-feira, 22, nas lojas que possuem expediente no período.

Durante estes dias, todos os serviços essenciais serão mantidos e os clientes que desejarem atendimento devem optar pelos canais virtuais da Celesc, por meio do 0800 048 0120 (comercial), 0800 048 0196 (emergências), Agência Web (www.celesc.com.br) ou pelo aplicativo Celesc, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

Fazenda

Todos os atendimentos da Secretaria de Estado da Fazenda, incluindo a Central de Atendimento Fazendária (CAF), voltarão a funcionar na quarta-feira, a partir das 14h.

Jucesc

A Jucesc possui o sistema 100% digital e funciona todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Cidasc

Estarão funcionando os serviços considerados essenciais, tais como: Postos Fixos de Fiscalização (Barreiras Sanitárias), emissão de GTA´s, atendimento de comunicação de doenças de notificação obrigatória, bem como outros serviços que o/a gestor/a entender necessário o funcionamento. Estes serão mantidos por meio de plantão ou de escala de serviço.

IMA

Durante o Carnaval, os visitantes dos parques estaduais devem ficar atentos ao funcionamento destes locais que atenderão normalmente no fim de semana, e estarão fechados para o público na segunda-feira, 20, e terça-feira, 21. Já na quarta-feira de cinzas, dia 22, o funcionamento das unidades começa a partir das 14h.

Reforçamos que o agendamento de visitas às Unidades é realizado somente de forma on-line pelo site do IMA. https://www.skoobtur.com/providers?to=ima

Aresc

As fiscalizações das medidas sanitárias nos serviços de transporte não tem paralisação no serviço. O protocolo segue funcionando pelo email: [email protected]. Para denúncias, reclamações e dúvidas, contatar a Ouvidoria 24 horas, todos os dias, no telefone (48) 99151 0276, email: [email protected] ou 0800 643 26 11.

Cultura

A partir deste fim de semana, os espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura estarão com horários especiais de funcionamento devido ao Carnaval. O expediente administrativo na FCC fica suspenso na segunda e terça-feira, 20 e 21, retornando na quarta-feira, 22, às 14h.

Outros:

Bancos

As agências bancárias de todo o país fecharão no final da tarde desta sexta-feira (17) e só reabrirão a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas (22). Obs.:As contas de consumo como água, energia, telefone e carnês com vencimento em 20 e 21 de fevereiro poderão ser pagas, sem juros, na quarta-feira (22).

Comércio

Em Blumenau, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, o comércio terá liberdade no horário de funcionamento, podendo optar por abrir ou não o seu estabelecimento, uma vez que não há uma cláusula específica sobre o Carnaval na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em vigor.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias