Há vários golpes recorrentes e divulgados por lojistas e setores da segurança no uso das máquinas de cartão de crédito e débito em estabelecimentos comerciais. Na maioria dos casos, os golpistas simulam um falso pagamento. Em outros, chegam a se apropriar de dados da máquina para receber pagamentos que deveriam ir para o comércio.
Sobre um dos novos golpes na praça, a CDL de Blumenau lançou um alerta aos lojistas: é o falso pagamento por meio de máquinas de cartão, via aplicativo de celular. O golpe estaria sendo praticado em estabelecimentos comerciais em vários estados do Brasil, inclusive em Santa Catarina, com casos em Balneário Camboriú e Joinville, segundo a CDL.
A entidade explica como funciona o golpe: o criminoso faz uma compra e, na hora do pagamento, por meio de um cartão digital, ele consegue conectar um aplicativo do próprio celular à máquina de cartão e emite um comando para imprimir o recibo de pagamento, como se a compra tivesse sido aprovada. Entretanto, o valor não é creditado na conta do estabelecimento. O criminoso vai embora deixando um grande prejuízo ao empresário.
Diante dessa situação, a CDL Blumenau passou a alertar os empresários para que fiquem sempre atentos e repassem as informações para as equipes de trabalho.
Dicas para evitar golpes (via CDL Blumenau):
– Fique atento às pessoas que realizam compras de produtos com valores mais altos com muita facilidade;
– Redobre a atenção em dias de maior movimentação, pois pessoas mal-intencionadas costumam aproveitar esses momentos para praticar ilegalidades;
– Confira sempre as mensagens que aparecem nas máquinas de cartão, bem como nos comprovantes impressos. Faça isso logo após a transação;
– Se suspeitar de algo, peça algum documento de identificação da pessoa.