Domingo, Abril 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralChuva causa alagamentos em Blumenau

Chuva causa alagamentos em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A chuva forte que caiu sobre Blumenau no final da tarde desta quinta-feira (11) causou alagamentos pontuais em várias localidades do município. Há relatos da população tanto de ruas tomadas pela água como de árvores caídas sobre as pistas.

Assim, como a região da Rua dos Caçadores (foto acima), a Rua São Paulo, imediações do Posto Márcio, mais uma vez foi palco de alagamentos, em função do represamento da água dos bueiros (foto abaixo).

Rua São Paulo. Foto: redes sociais/reprodução

Na Rua Brusque, bairro Glória, uma árvore atingiu a rede elétrica de média tensão. A equipe da Celesc efetuou o corte da árvore.

Na Rua João Pessoa, Velha, a queda de energia elétrica em um prédio deixou algumas pessoas trancadas em um elevador, que parou de funcionar. Quando os bombeiros chegaram ao local, a rede elétrica já estava restabelecida, com o elevador funcionando e os usuários em segurança.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Blumenau informa que registrou nesta quinta-feira, dia 11, 12 ocorrências provocadas pelo temporal deste fim de tarde.

Foram sete quedas de árvores, dois destelhamentos, um deslizamento e duas análises de risco. As ocorrências foram nos bairros Escola Agrícola, Velha, Velha Central, Vorstadt, Boa Vista, Garcia, Progresso e Ponta Aguda. Equipes da Defesa Civil e de Manutenção Urbana já estão trabalhando no atendimento às demandas.

As regiões que registraram o maior acúmulo de chuvas até às 18h desta quinta foram a Tatutiba (55,6 mm), Vila Itoupava (52 mm) e Coripós (49,8 mm). O volume médio de chuva no município ficou em 34,3 mm.

Em função de temporais frequentes na cidade, a Defesa Civil do município alerta a população para os riscos. Para prevenir infiltrações e alagamentos nas residências, é importante as pessoas manterem sempre as calhas das casas limpas, assim como o sistema de drenagem (ralos e bueiros) das residências, facilitando o escoamento da água da chuva. 

Em caso de enxurrada, não se deve entrar em contato com a água, portanto se deve evitar atravessar vias ou pontes alagadas. Além do risco de contrair doenças, há o risco de a correnteza ser mais forte do que aparenta.

Os técnicos pedem que os moradores estejam atentos a depressões no terreno, inclinação de tronco de árvores, postes, ou aparecimento de rachaduras nas paredes das casas. Se for identificado algum risco, deve-se entrar em contato com a Defesa Civil para a avaliação e, caso necessário, sair da residência e buscar um local seguro.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias