Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesBlumenauBlumenau está em segundo lugar em estudo nacional sobre a coleta de...

Blumenau está em segundo lugar em estudo nacional sobre a coleta de resíduos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blumenau alcançou o segundo lugar no Brasil em limpeza urbana, com ênfase na coleta de resíduos sólidos, entre cidades com mais de 250 mil habitantes, realizado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

O Índice de Sustentabilidade e Limpeza Urbana de 2023, divulgado recentemente, ressalta o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

A pesquisa, que avaliou diversos aspectos da gestão de resíduos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, destacando a eficiência da coleta de lixo, realizado pela empresa licitada Racli Limpeza Urbana.

Entre eles, a cidade se destacou pela quantidade média de resíduos por habitante, mostrando um controle efetivo sobre a produção de lixo na cidade. Além disso, a despesa total com o serviço e a despesa per capita evidenciaram um investimento significativo na gestão de resíduos, indicando um compromisso sério com a sustentabilidade urbana.

A quantidade de trabalhadores empregados na atividade também foi um ponto forte, demonstrando um engajamento ativo na implementação e manutenção das políticas de limpeza urbana. Esses resultados ressaltam o sucesso das políticas e práticas adotadas por Blumenau e fornecem um modelo inspirador para outros municípios interessados em aprimorar suas atividades de gestão de resíduos sólidos.

Foto: Arquivo Racli

Segundo o diretor presidente do Samae, André Espezim, “esta conquista reflete o comprometimento de toda a comunidade de Blumenau com a preservação ambiental. Estamos orgulhosos do reconhecimento e continuaremos trabalhando para aprimorar nossas práticas na gestão de resíduos”. “Temos muito a celebrar, mas temos também a noção da responsabilidade e do quanto manter esses números é importante”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

O primeiro município do país no mesmo ranking (com mais de 250 mil habitantes) foi Florianópolis, também em Santa Catarina.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias