A Meta Platforms Inc. anunciou nesta quinta-feira (14) que sua principal rede social, o Facebook, está introduzindo formas para que os usuários mantenham até cinco perfis, uma grande mudança em relação ao requisito de “nome real” que a empresa mantém desde sua criação.
A mudança no produto “ajudaria as pessoas a adaptar sua experiência com base em interesses e relacionamentos”, como postar diferentes tipos de conteúdo voltados para a família versus amigos, disse a Meta em comunicado.
A empresa continuará exigindo que cada usuário tenha apenas uma conta no Facebook, com um perfil principal que continue usando o nome real da pessoa. As pessoas poderão acessar quaisquer perfis adicionais que criarem após fazer login nessa conta.
A mudança concede aos usuários liberdade formal para semianonimizar sua identidade na maior rede social do mundo, de acordo com opções oferecidas por concorrentes como TikTok e Twitter, bem como o próprio aplicativo de fotos e vídeos do Instagram, também do grupo Meta.
Em sua declaração, a Meta disse que suas regras contra as representações enganosas de identidade continuariam a se aplicar a todos os perfis.
Um porta-voz da Meta disse que a empresa está testando a nova abordagem em alguns países, mas não especificou quais deles.
Reportagem de Chavi Mehta e Katie Paul, via Reuters