O frio intenso deve ser acentuado em várias regiões de Santa Catarina a partir desta noite de terça-feira (9) até a madrugada de sexta-feira (12), segundo a Defesa Civil do estado. A previsão é de ocorram temperaturas negativas nas próximas madrugadas, especialmente na região da Serra catarinense.
O tempo instável e chuvoso combinado à presença de uma massa de ar frio, de origem polar, mantêm as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses. Segundo a Defesa Civil, para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 5°C entre os planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana.
Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 5 e 10°C. Em Blumenau, o AlertaBlu prevê a mínima entre 11 e 13ºC na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11).
Neve?
A Defesa Civil de SC aponta que há uma pequena chance de ocorrência de neve na madrugada de quarta ou até de quinta-feira (11), mas a possibilidade é que, se ela ocorrer, que venha misturada à chuva congelada. O fenômeno depende da quantidade de umidade presente na atmosfera, explica o órgão.
A Epagri-Ciram, no entanto, observa que as chances de neve ainda são baixas para esta semana. O fenômeno também deve ser observado como risco, principalmente para moradores das regiões atingidas, tanto pela segurança nas estradas como pelas doenças causadas pelo frio.

O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia, segundo a Defesa Civil.