Sete municípios de Santa Catarina foram contemplados com ambulâncias novas do Samu nesta quinta-feira (4). Três deles ficam no Vale do Itajaí: Gaspar, Navegantes e Taió. As outras cidades catarinenses são: Biguaçu, Criciúma, Dionísio Cerqueira e Tubarão.
No total, foram 280 novas ambulâncias para 248 municípios em 24 estados, todas entregues neste dia pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Os veículos servem para renovação da frota e vão substituir veículos com sete anos de uso. A cerimônia de entrega foi realizada na cidade paulista de Salto.
O Samu 192 é um serviço gratuito para assistência de urgência e emergência 24 horas. A renovação da frota será possível com o investimento do Novo PAC , que nesta entrega soma R$ 89 milhões. Outras 25 Unidades de Suporte Básico serão entregues nos próximos dias, totalizando 305 entregas.

O presidente Lula lembrou que foi em seu governo a criação do Samu. Segundo ele, isso ocorreu porque “o Estado tem que assumir a responsabilidade”.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que mais 1.780 unidades do Samu serão entregues até o final deste ano, com renovação de 70% da frota. A ministra disse ainda que o objetivo do Governo é levar o atendimento do Samu a todas as cidades brasileiras até 2026.