O Projeto de Lei 8972/2024 foi aprovado em segunda votação pela Câmara de Vereadores de Blumenau na sessão desta terça-feira (21). Ele “declara de utilidade pública o Instituto Bia Wachholz.”
Segundo os vereadores, os trabalhos realizados pelo instituto, criado por um grupo de amigas da Bia, têm como objetivo ajudar a emancipar mulheres em situação de violência, com a capacitação para elaboração de artesanato e a realização de várias oficinas para mulheres que são vítimas da violência e que tem dependência financeira, para que possam conquistar a emancipação e ter uma renda extra.
O Instituto Bia Wachholz foi fundado em Agosto de 2018 em Blumenau/SC. O seu surgimento está diretamente ligado ao feminicídio de Bianca Wachholz ocorrido no dia 25 de julho de 2018. Bianca lutou insistentemente pelo fim do seu relacionamento abusivo, e seu maior propósito de vida foi de abrir um Instituto onde ela pudesse ajudar outras mulheres a sair do estado de vulnerabilidade e perigo, mas não houve tempo pra isso. Bianca foi arrancada do nosso convívio precocemente e hoje se tornou um símbolo de luta no combate à violência doméstica contra a mulher.