O servidores públicos municipais de Blumenau participam nesta quarta-feira (24) de uma assembleia para discutir a campanha salarial de 2023. A convocação foi feita pelo sindicato da categoria, o Sintraseb.
A Assembleia Geral será realizada no local costumeiro, na Praça da Prefeitura (Praça Victor Konder), com a primeira chamada às 8h e a segunda chamada às 8h30.
A pauta, segundo o sindicato, é a seguinte:
1. Discussão e deliberação sobre a proposta da mesa de negociação;
2. Discussão e deliberação sobre estado de greve.
Segundo o coordenador do Sintraseb, Sérgio Maurici Bernardo, a assembleia deve decidir sobre a resposta que o governo municipal ainda dará sobre a pauta de reivindicações da categoria.
São 21 pontos do “Eixo 1” levados pela categoria à negociação. Entre os pontos de destaque, estão: reposição integral do INPC do período maio de 2022 a abril de 2023 na folha de Maio; reajuste de 8,59% em todas as tabelas salariais; reajuste linear de 3% para todos os servidores para compensar o aumento da alíquota do ISSBLU de 11% para 14%, que ocorreu em 2020; reajuste de vale-alimentação passando de R$ 23,92 para R$ 30,00. Outros pontos podem ser conferidos aqui.
O coordenador do sindicato ainda destaca que todos os servidores têm o direito de deixar o seu posto de trabalho para participar da assembleia. O Sintraseb lembra que há um acordo válido até o final do ano que vem garantindo que todos os servidores possam participar de até seis assembleias sem prejuízo da remuneração e sem reposição de horas.
Com a mobilização, há a expectativa de que os serviços municipais sejam afetados durante a manhã de quarta-feira (24), inclusive com o cancelamento pontual de aulas e atividades na rede municipal de ensino.