Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasCultura e lazer14ª Osterfest começa nesta quinta-feira em Pomerode

14ª Osterfest começa nesta quinta-feira em Pomerode

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Começa nesta quinta-feira (17) o maior evento de Páscoa da América Latina: a 14ª Osterfest, em Pomerode (SC). O evento celebra as tradições da data cristã trazidas pelos colonizadores alemães e mantidas pela população até hoje. Na maior edição até hoje, em 2019, a cidade recebeu mais de 250 mil pessoas. 

Este ano, a programação vai de 17 de fevereiro a 17 de abril, sempre de quinta-feira a domingo, das 10h às 20h. A adição de quatro semanas ao evento foi uma iniciativa da organizadora, Associação Visite Pomerode (AVIP), que tem como objetivo melhorar a experiência dos visitantes na Osterfest e ainda evitar aglomerações. 

Abaixo, um pouco das atrações que fazem parte da 14ª Osterfest!

Osterbaum foi a primeira a entrar no Guinness
A primeira atração da Osterfest a ganhar projeção internacional foi a árvore de casquinhas naturais. A Osterbaum, como é chamada, representa a morte e ressureição de Jesus Cristo conforme a crença cristã. O galho seco simboliza a tristeza e as casquinhas de ovos naturais representam o renascimento. 

Em 2017, uma edição da árvore com mais de 100 mil casquinhas entrou para o Guinness World Records. Desde então, todos os anos a cidade se mobiliza na arrecadação e montagem da árvore, que a cada ano ganha novas cores. 

Osterbaum com 100 mil casquinhas naturais. Foto: Leo Laps/Divulgação

Maior ovo decorado do mundo
Em 2019, outra atração conquistou os visitantes e o posto no livro dos recordes. O maior ovo decorado do mundo tem 15 metros de altura, reproduz a cada ano uma obra de arte. Na Osterfest deste ano, três artesãos foram convidados para homenagear a técnica Bauernmalerei: Rafaela Trapp, Zelia Klöppel Rengel e Davi Gomes. 

Presente em artesanatos de Pomerode, a estética traz elementos campestres com cores vivas e sombras delicadas. Flores, pássaros e arabescos fazem parte da obra.

Foto: Divulgação

Oficinas, gastronomia e artesanato 
As crianças podem entrar no clima do evento com a mão na massa. Uma oficina gratuita de pintura de casquinhas pode ser aproveitada gratuitamente. Por valores simbólicos, também é possível participar da pintura de bolachas e costura de coelhos de pano. 

Já a praça de alimentação conta com dezenas de opções de pratos para diversos públicos e gostos, assim como a venda de artesanato local, que soma várias lojas e produtos para que os visitantes possam levar a uma representação da tradição para casa. 

 Foto: Associação Visite Pomerode/Divulgação

Cuidados para levar segurança as visitantes 
Diversos cuidados foram tomados pela organização para trazer segurança aos visitantes. Além da ampliação das datas, pela primeira vez o evento terá controle de acesso. O espaço não terá mais de 40% da capacidade ocupada.

Seguindo determinações do Governo de Santa Catarina (Portaria SES, número 1389/2021), será necessária apresentação do comprovante de vacinação com duas doses para maiores de 18 anos e pelo menos uma dose para crianças a partir de 12 anos. Os visitantes podem ainda apresentar um exame negativo RT-PCR realizado nas últimas 72 horas ou antígeno nas últimas 48 horas. O uso de máscaras será obrigatório e a organização vai orientar os visitantes a respeito dos cuidados. 

SERVIÇO
14ª Osterfest

Data: 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h 
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Entrada gratuita 
* para acesso ao evento, será necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste negativo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias