A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta, em nível de atenção, para a ocorrência de chuva volumosa que volta a atingir o estado nesta quarta-feira (01).
Principalmente durante a tarde desta quarta, a chuva pode trazer condições para temporais em praticamente todo o estado, com precipitação (chuva) que pode chegar aos 100 mm.
A faixa do Vale do Itajaí, litoral e norte do estado são as mais atingidas (veja na imagem do mapa).
Em Blumenau, as estações com o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas (entre 15h de terça e 15 de quarta-feira) são as do Passo Manso, Velha Grande, Velha Central, Nova Rússia e Ruy Barbosa, todas acima de 17 mm acumulados no período.
O nível do Rio Itajaí-Açu, no entanto, diminuiu do final da tarde de terça (31) para esta tarde de quarta-feira (01). O nível media 2m41 às 17h de ontem e desceu para 1m80 durante a tarde desta quarta, se mantendo apenas em estado de vigilância, segundo o AlertaBlu.
Mas o alerta da Defesa Civil do município está voltado no momento para o risco de deslizamentos de terra pontuais e alguns alagamentos por represamento da água da chuva. O órgão orienta para que em caso de ocorrência, o cidadão ligue 199 ou 193.
O que representam 100 mm de chuva?
A medida usada para medir a chuva é milímetros por metro quadrado. Um milímetro de chuva representa 1 litro de água por metro quadrado. Quem auxilia na medição da quantidade de chuva são os pluviômetros, como explica o instituto Climatempo.
Então, 100 mm de chuva em um local significa que cairá um volume de 100 litros de água em apenas 1 metro quadrado no acumulado.